Boneco representando o presidente chileno Sebastián Piñera é queimado em protesto em Santiago, 29 de novembro de 2019
Boneco representando o presidente chileno Sebastián Piñera é queimado em protesto em Santiago, 29 de novembro de 2019| Foto: CLAUDIO REYES / AFP

A aprovação do presidente chileno Sebastián Piñera caiu para 4,6%, um valor mínimo recorde no país, segundo a pesquisa mensal Pulso Ciudadano, divulgada pela Activa Research nesta segunda-feira (2), com resultados referentes ao mês de novembro.

De acordo com a pesquisa, a aprovação de Piñera teve uma queda de 4,5 pontos em relação ao mês anterior, quando 9,1% dos chilenos entrevistados manifestaram aprovação ao seu governo. A desaprovação do governo de Piñera atingiu 78,1%, segundo a mesma pesquisa, ou um aumento de 17% em relação ao mês anterior.

Outra pesquisa que mediu a aprovação dos chilenos ao governo atual também foi divulgada nesta segunda-feira. Segundo os resultados da medição feita pela Encuesta Criteria, a aprovação de Piñera foi de 10% em novembro (dois pontos a menos do que no mês anterior), e a sua desaprovação, 82% (um ponto a mais do que na pesquisa anterior).

Os chilenos têm protestado desde 18 de outubro contra desigualdades sociais e econômicas, entre outras questões.