Pfizer anunciou que, caso consiga resultados positivos em sua busca por uma vacina eficiente para a Covid-19, pretende lançar mão da Autorização para Uso Emergencial do imunizante no país
Vacina da Pfizer/BioNTech já foi aprovada para uso emergencial ou temporário em nove países| Foto: Bigstock

O Instituto de Saúde Pública do Chile aprovou nesta quarta-feira (16) o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, tornando o país o primeiro da América do Sul a aprovar um imunizante contra a doença. Por unanimidade, uma comissão de especialistas autorizou o "uso excepcional" da vacina devido à pandemia, mas somente para maiores de 16 anos.

"Hoje o comitê de especialistas analisou assuntos muito relevantes, como se o Chile estava preparado ou não na logística para receber as vacinas", disse o diretor do Instituto, Heriberto García Escorza, à imprensa chilena. "A boa notícia é que o Chile está pronto: o Chile hoje tem um sistema adequado para receber vacinas com uma logística complexa para vacinar a população". "O Chile está na vanguarda hoje e estamos muito felizes com esta boa notícia", concluiu. Após a autorização do órgão regulador, será emitida uma resolução do governo entre hoje e amanhã, permitindo a importação das doses do imunizante no país – as primeiras 25 mil devem chegar ao país ainda neste ano.

O presidente do Chile, Sabastián Piñera, vai fazer um pronunciamento na noite desta quarta-feira para dar mais informações sobre como será a vacinação contra Covid-19 no país. Até agora, já aprovaram o uso da vacina da Pfizer e BioNTech o Reino Unido, Bahrein, Canadá, Estados Unidos, Arábia Saudita, México, Panamá, Cingapura e Costa Rica.