chile coronavírus
Passageiros usam máscaras faciais como medida de precaução contra a propagação do novo coronavírus, COVID-19, em Santiago, Chile| Foto: Martin BERNETTI/AFP

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Chile dobrou nas últimas 24 horas, passando a 155 pacientes infectados nesta segunda-feira. O aumento fez com que o presidente do país, Sebástian Piñera, anunciasse o fechamento de todas as fronteiras terrestres e marítimas do país para a entrada de estrangeiros a partir desta quarta-feira (18). A medida, porém, não afetará o transporte de mercadorias. Chilenos ou estrangeiros com residência no Chile que voltem ao país desde lugares de alto risco poderão entrar passando pela Aduana Sanitária.

Piñera informou também que o Chile está entrando na "quarta etapa" do coronavírus, na qual há propagação comunitária do vírus dentro do país. Com isso, o governo justificou a limitação de reuniões para cerimônias, eventos ou atos públicos a 50 pessoas. Alguns grupos de oposição ao governo, porém, estão planejando uma manifestação para esta segunda-feira à tarde em Santiago.