A Ilha de Páscoa, no Chile, é destino frequente de turistas e pode ser afetada pela erupção.
A Ilha de Páscoa, no Chile, é destino frequente de turistas e pode ser afetada pela erupção.| Foto: Pixabay

O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) emitiu um alerta neste sábado e pediu a evacuação do litoral da Ilha de Páscoa, do arquipélago Juan Fernández, da ilha San Félix e da Antártida após a erupção de um volcão próximo a Tonga, no Oceano Pacífico.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) declarou via Twitter um "estado de precaução" que, de acordo com a escala de risco gerida pela entidade, "indica a possibilidade de um pequeno tsunami" nestes territórios.

A mais próxima é a Ilha de Páscoa, localizada a 3.800 quilômetros do continente chileno. Entretanto, o arquipélago de Juan Fernandez e a ilha de San Félix estão muito mais próximos da América do Sul, a cerca de 600 quilômetros de distância.

O alerta vem horas depois de uma violenta erupção de um vulcão submarino perto de Tonga ter causado um feroz tsunami que atingiu a costa da ilha e também fez soar o alarme em outras localidades na região.

O último país a tomar precauções foi os Estados Unidos, que também emitiram um aviso de maremoto para a costa ocidental do país nesta manhã.

Em Tonga, as ondas atingiram casas e edifícios ao longo da costa norte de Tongatapu cerca de 15 minutos depois, de acordo com vídeos publicados nas redes sociais por testemunhas, algumas delas abrigadas nos telhados das suas casas.

Autoridades recomendaram a todas as pessoas que vivem ao longo da costa a se abrigarem e usarem máscaras para se protegerem da chuva de cinzas.