FOGUETE CHINA
Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, onde um foguete Long March-5B foi lançado para levar ao espaço a cápsula central da estação espacial chinesa, que começa a ser construída.| Foto: Divulgação/Administração Espacial Nacional da China

O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta sexta-feira (7) que é improvável que o foguete Long March 5B, de 22 toneladas, cause danos ao reentrar na atmosfera terrestre, rebatendo uma declaração do Departamento de Defesa dos EUA, que nesta semana levantou preocupações sobre a possibilidade de queda de grandes destroços em algum ponto da Terra.

Um porta-voz do ministério chinês disse que a maioria dos destroços do foguete vai queimar na reentrada. "Pelo que eu sei, esse tipo de foguete tem um desenho técnico especial. A maioria dos componentes será queimada e destruída durante o processo de reentrada, e a probabilidade de causar danos às atividades de aviação e ao solo é extremamente baixa".

Segundo o Comando Espacial dos EUA, que está monitorando a posição do foguete em tempo real, os destroços do foguete devem voltar à Terra no sábado ou no domingo. De acordo com o jornal South China Morning Post, uma fonte com conhecimento sobre o programa espacial chinês disse que os destroços devem cair em águas internacionais.

O grande foguete chinês foi usado para levar ao espaço, na semana passada, a cápsula central da estação espacial chinesa, que está em construção. O tamanho do foguete, de 22 toneladas, gera preocupação de que grandes partes dele não sejam destruídas com o calor da reentrada na atmosfera e possam atingir áreas habitadas, embora o risco seja muito pequeno, segundo especialistas.