china hong kong
Pedestres passam por uma faixa de aviso público do governo para a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong| Foto: Anthony WALLACE/AFP

A China anunciou nesta quarta-feira (15) que vai impor sanções contra instituições e autoridades americanas, em resposta a uma lei assinada nesta terça-feira (14) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pune os envolvidos na aprovação da nova lei de segurança nacional de Hong Kong e declara o fim do status comercial preferencial da cidade.

O ministério das Relações Exteriores da China declarou que as medidas do governo dos EUA violam as normas de relações internacionais e representam uma séria interferência nos assuntos internos da China. "O governo chinês se opõe resolutamente e condena" a lei americana sancionada ontem, diz o comunicado. "Para proteger seus interesses legítimos, a China tomará as medidas necessárias para impor sanções contra instituições e indivíduos americanos relacionados". Detalhes sobre essas sanções não foram revelados, mas a China disse que os esforços dos EUA em bloquear a implementação da lei de segurança nacional em Hong Kong serão "inúteis".