china biden
Manchetes de jornais mostram a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos, em uma banca de jornal em Pequim em 9 de novembro de 2020| Foto: Noel Celis/AFP

A China parabenizou o democrata Joe Biden pela vitória na eleição presidencial americana, uma semana depois que os meios de comunicação projetaram Biden como presidente eleito dos Estados Unidos. O país era um dos poucos que, junto com o Brasil, a Rússia e o México, ainda não haviam felicitado o democrata.

"Respeitamos a escolha do povo americano e expressamos nossos parabéns ao Sr. Biden e à Sra. [Kamala] Harris", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, na sexta-feira (13). Ele complementou sua declaração dizendo que entende que o resultado oficial da eleição presidencial ainda vai ser "confirmado de acordo com a lei e procedimentos americanos". Porém, não explicou o motivo de ter esperado uma semana para reconhecer a vitória do democrata. Biden deve continuar com uma postura dura contra a China, mas adotando uma resposta coordenada com países aliados na Ásia e na Europa.