china xi Jinping
Presidente da China, Xi Jinping, vota por mudanças no sistema eleitoral de Hong Kong durante a sessão de encerramento do Congresso Nacional do Povo no Grande Salão do Povo, em Pequim, em 11 de março de 2021| Foto: NICOLAS ASFOURI/AFP

O legislativo da China aprovou nesta quinta-feira (11) uma resolução que abrirá caminho para uma reforma no sistema eleitoral da Hong Kong, cujo objetivo é garantir que apenas "patriotas" chineses possam assumir cargos políticos relevantes na cidade – em outras palavras: reduzir a representação democrática no legislativo de Hong Kong e, assim, destruir a oposição pró-democracia.

O texto foi aprovado sem nenhuma oposição entre os 2.895 legisladores chineses durante o Congresso Nacional do Povo, o encontro político anual mais importante da China. Agora, a reforma eleitoral será redigida e se prevê que entre em vigor já nos próximos meses. O objetivo do Partido Comunista Chinês é garantir que as novas regras já estejam valendo nas eleições parlamentares de Hong Kong em setembro. Saiba mais sobre a reforma eleitoral aqui.