MEC revoga portaria que limitava pesquisadores de participarem de congressos científicos
O ministro da Educação, Abraham Weintraub| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Embaixada da China no Brasil manifestou repúdio e indignação com um comentário feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no qual ataca o país asiático e sugere que os chineses teriam algo a ganhar com a pandemia do novo coronavírus. O episódio é o mais recente atrito entre membros do governo brasileiro e a China, principal parceira comercial do Brasil.

O porta-voz da Embaixada chinesa disse que a declaração teve "cunho fortemente racista" e que causou influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil. Ele pede ainda "que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com  acusações infundadas contra a China".

No sábado (4), Weintraub usou um dos personagens da Turma da Mônica, Cebolinha, para atacar a China na crise do coronavírus. “Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu no Twitter. A postagem posteriormente foi apagada.