Em 14 de agosto de 2020, Joe Biden e Kamala Harris assinaram a documentação necessária para poderem concorrer às eleições pelo Partido Democrata.
Em 14 de agosto de 2020, Joe Biden e Kamala Harris assinaram a documentação necessária para poderem concorrer às eleições pelo Partido Democrata.| Foto: AFP

Começa às 21h (horário de Brasília) desta segunda-feira (17), nos Estados Unidos, a edição de 2020 da Convenção do Partido Democrata. Trata-se da oficialização do candidato da legenda que conquistou o maior número de delegados nas primárias realizadas no primeiro semestre. Nas eleições deste ano, o candidato será Joe Biden, que deve aceitar formalmente a nomeação na quarta-feira (19).

O evento tem duração de quatro dias e mistura festa e discursos políticos. Na ocasião, diversos nomes do partido vão apresentar argumentos a fim de convencer os eleitores a votarem no candidato democrata no pleito de 3 de novembro. Normalmente, o evento é realizado em um centro de convenções e conta com a presença de milhares de pessoas. Este ano, porém, devido à pandemia da Covid-19, a convenção será realizada de forma remota, com os discursos transmitidos pelas redes sociais do Partido Democrata.

A chapa democrata que vai concorrer às eleições presidenciais de 2020 nos EUA é formada por Joe Biden e Kamala Harris. Apesar de ter nascido na Pensilvânia, Biden fez carreira política no estado de Delaware, de onde fará seu discurso na convenção. Ele foi senador entre janeiro de 1973 e janeiro de 2009 e vice-presidente da gestão Barack Obama, ficando no posto até janeiro de 2017. Já Kamala Harris cumpre seu primeiro mandato como senadora, representando o estado da Califórnia.