O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anuncia a dissolução do Congresso em mensagem à nação transmitida pela TV, 30 de setembro de 2019
O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anuncia a dissolução do Congresso em mensagem à nação transmitida pela TV, 30 de setembro de 2019| Foto: Juan Pablo AZABACHE / ANDINA / AFP

Logo após o presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciar a dissolução do Congresso nesta segunda-feira, parlamentares fujimoristas realizaram uma nova sessão e aprovaram a suspensão de Vizcarra da presidência, segundo o jornal peruano La Republica. O parlamento também nomeou como presidente interina a vice-presidente Mercedes Aráoz.

A moção para suspender o mandatário por um ano foi aprovada por unanimidade em uma sessão em que estiveram presentes 86 dos 130 parlamentares. O pedido foi apresentado por legisladores da aliança opositora Fuerza Popular.

O pedido se divide em dois artigos, segundo o jornal peruano: no primeiro, os parlamentares propõem que o Congresso concorde em declarar a "permanente incapacidade moral" do mandatário peruano. No segundo, que se admita a "vacância da presidência da República".

O parlamento aprovou votar em 4 de outubro a vacância da presidência, ou seja, a destituição definitiva de Vizcarra, segundo o site de notícias Infobae.