Diatdor da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona um recém construído submarino
Diatdor da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona um recém construído submarino| Foto: KCNA via KNS/AFP

A Coreia do Norte disparou dois projéteis não identificados na madrugada de quinta-feira (25, horário local, fim da tarde de quarta-feira em Brasília), que alcançaram uma distância de cerca de 430 quilômetros, disse a Coreia do Sul. Um oficial da Defesa dos Estados Unidos que analisou o caso descreveu o lançamento como similar ao de maio de 2019, quando o país lançou dois mísseis de curto alcance, segundo a rede de notícias americana CNN.

Fontes das Forças Armadas da Coreia do Sul disseram que o projétil foi lançado da área de Wonson para o Mar do Leste às 5:34 e às 5:57 da madrugada de quinta-feira. "Nossas forças armadas estão monitorando a situação em caso de lançamentos adicionais e mantendo postura de prontidão", disse um comunicado do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul a uma agência de notícias sul-coreana.

Os lançamentos da Coreia do Norte provavelmente são uma resposta ao anúncio feito no sábado (20) de que os EUA e a Coreia do Sul conduzirão exercícios militares conjuntos no mês que vem, apesar do argumento de Pyongyang de que a ação violaria o acordo firmado entre o presidente americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-un, disse Vipin Narang, professor de ciência política no MIT, à CNN.