Placa orienta viajantes sobre teste de Covid-19 no aeroporto Berlin-Schoenefeld.
Placa orienta viajantes sobre teste de Covid-19 no aeroporto Berlin-Schoenefeld.| Foto: AFP

O Instituto Robert Koch, autoridade de saúde da Alemanha, registrou nas últimas 24 horas mais 1.045 infectados pelo novo coronavírus. Essa é a primeira vez desde o dia 7 de maio que o governo alemão contabiliza mais de mil casos num único dia. Para conter o avanço do vírus e tentar evitar uma segunda onda de contágios, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, informou que o país vai obrigar pessoas que chegarem de áreas consideradas de "alto risco" a passar por testagem, em medida que toma efeito no próximo sábado (8).

"Estou muito ciente de que isso restringe liberdades individuais, mas eu acredito que é uma restrição razoável", disse Spahn em pronunciamento. Em Berlim, manifestantes ligados à extrema-direita organizaram protesto contra o uso obrigatório de máscaras no último sábado (1º). As forças policiais do município estimaram que cerca de 17 mil pessoas participaram da passeata. No total, a Alemanha soma até agora 213.067 infectados e 9.175 mortos pela Covid-19.

na Espanha, o governo da comunidade de Castela e Leão ordenou a volta da quarentena na cidade de Aranda de Duero após 230 casos serem confirmados no município, onde vivem cerca de 32 mil pessoas. A comunidade soma 20.922 infecções, segundo o Ministério da Saúde espanhol, e está atrás apenas da Catalunha e de Madri, maiores regiões da Espanha e que contabilizam, respectivamente, 84.952 e 79.262 casos de Covid-19. Hoje, o governo federal espanhol adicionou mais 4.088 contaminações que não tinham sido identificadas, além de mais 1.683 novos casos reportados. A Espanha chegou a 309.855 infectados, com 35.407 contágios só nos últimos 14 dias.