Passageiros usam máscaras para circular no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, Chile. Nesta terça-feira (3), país confirmou seu primeiro caso de paciente infectado com coronavírus (Imagem: Javier Torres/AFP).
Passageiros usam máscaras para circular no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, Chile. Nesta terça-feira (3), país confirmou seu primeiro caso de paciente infectado com coronavírus (Imagem: Javier Torres/AFP).| Foto: AFP

O Banco Mundial disse nesta terça-feira que lançará um programa de US$ 12 bilhões para apoiar esforços de países para combater o surto de coronavírus. De acordo com o órgão, será oferecida uma série de programas de financiamento aos países para melhorias nos serviços de saúde, aumento das intervenções de saúde pública e apoio aos esforços do setor privado para responder ao surto.

"Estamos trabalhando para fornecer uma resposta rápida e flexível com base nas necessidades dos países em desenvolvimento para lidar com a disseminação da doença", disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass, em comunicado. "Isso inclui financiamento de emergência, aconselhamento político e assistência técnica, com base nos instrumentos e conhecimentos existentes do Banco Mundial para ajudar os países a responder à crise", acrescentou.