maduro coronavírus
Ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, usando uma máscara facial enquanto faz um discurso televisionado sobre a pandemia de coronavírus | Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP| Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP

19 casos de coronavírus foram confirmados na Venezuela nesta sexta-feira (20) segundo uma fonte do Ministério da Saúde ouvida pelo jornal El Nacional. Com os novos casos, a Venezuela chega a 65 infectados pelo Covid-19.

Os números, no entanto, divergem dos divulgados oficialmente pelo regime de Nicolás Maduro, que indicam apenas 42 casos.

Na Venezuela a preocupação é que a pandemia cause inúmeras mortes devido à situação do sistema de saúde nacional, que não conta com os insumos mais básicos. Na maior parte da rede de atendimento, faltam água e luz.

"Já está comprovado que a medida mais efetiva e simples para deter o coronavírus é lavar as mãos e 58% de nossos hospitais não têm água. Ou seja, pode ser um desastre a propagação do vírus dentro deles", disse o médico venezuelano José Manuel Olivares Marquina, que chefiou a comissão de desenvolvimento social da Assembleia Nacional.