Cores da bandeira da Ucrânia têm sido usadas ao redor do mundo, como neste prédio do antigo hotel National da Moldova, em solidariedade ao país invadido pela Rússia
Cores da bandeira da Ucrânia têm sido usadas ao redor do mundo, como neste prédio do antigo hotel National da Moldova, em solidariedade ao país invadido pela Rússia| Foto: EFE/EPA/DUMITRU DORU

Três cosmonautas russos chamaram a atenção na sexta-feira (18), ao chegar à Estação Espacial Internacional usando trajes amarelos com detalhes em azul, mesmas cores da bandeira ucraniana. A escolha levantou questionamentos sobre uma possível menção à guerra, mas a Rússia negou a relação neste sábado (19).

Imagens da agência espacial russa Roscosmos mostram os cosmonautas Oleg Artemiev, Denis Matveiev e Sergei Korsakov entrando na estação espacial, com roupas amarelas. Além dos detalhes em azul, os trajes também traziam as cores da bandeira russa.

Quando pôde se comunicar com a família, Artemiev afirmou que as equipes podem escolher o que vestir em um estoque de equipamentos. “Na verdade, tínhamos muito material amarelo, então tivemos que usá-lo”, explicou.

Por meio de seu canal no Telegram, a assessoria de imprensa da Roscosmos negou que as roupas sejam alguma mensagem subliminar sobre a invasão da Ucrânia. “Os trajes de voo da nova tripulação são feitos nas cores do emblema da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, na qual os três cosmonautas se formaram. Ver a bandeira ucraniana em todos os lugares e em tudo é uma loucura”, dizia um trecho do texto reproduzido pelo Estadão.