Estudo confirma o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 nos Estados Unidos
Estudante americana coleta amostra nasal para teste de Covid-19| Foto: Angela Weiss/AFP

No Oregon, no Noroeste dos Estados Unidos, a governadora democrata Kate Brown está encorajando os cidadãos a chamarem a polícia caso vizinhos desrespeitem as restrições estaduais que visam conter a propagação do novo coronavírus. As reuniões particulares estão limitadas a seis pessoas no Oregon. No domingo (22), os novos casos de Covid-19 atingiram um recorde no estado pelo terceiro dia consecutivo, com 1.517 novas infecções.

“Essa situação não é diferente do que acontece se houver uma festa na rua que mantém todos acordados. O que os vizinhos fazem [nesse caso]? Chamam a polícia (...). É como uma violação às regras de ruído”, afirmou em entrevista na última sexta-feira (20).

Na semana passada, Brown baixou uma série de novas medidas a fim de conter o avanço da segunda onda de Covid-19 no Oregon. Além de precisar respeitar um limite máximo de pessoas em reuniões familiares, os moradores estão proibidos de comer em bares e restaurantes e de frequentar academias de ginástica. Os infratores estão sujeitos a uma pena de 30 dias de detenção, além de multas na casa dos US$ 1,2 mil. Brown disse que quem está criticando as novas medidas é “irresponsável”.