armas
Imagem ilustrativa.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A compra de armas na Califórnia, na região Oeste dos Estados Unidos, cresceu consideravelmente desde o início da pandemia de coronavírus. 47 mil californianos adquiriram armas pela primeira vez devido ao surto global.

No geral, cerca de 110 mil moradores da Califórnia compraram novas armas em razão da pandemia, o que equivale a aproximadamente 2,4% de todos os proprietários de armas na localidade, segundo a edição de 2020 do Estudo de Segurança e Bem Estar da Califórnia. Por volta de 55 mil proprietários de armas no estado passaram a guardar seus exemplares carregados e prontos para uso depois que a epidemia atingiu os EUA.

As pessoas que compraram armas e munições durante a pandemia afirmaram que o fizeram devido a preocupações com violações da lei, libertação de prisioneiros, colapso do governo e o próprio fechamento de lojas de armamentos, indicou estudo da Universidade da Califórnia em Davis divulgado ainda em outubro. Até o momento, 884 mil pessoas já foram infectadas no estado e 17 mil morreram em decorrência da doença.