O presidente do Irã, Hassan Rouhani, durante uma reunião com o ministro irlandês de Relações Exteriores, Simon Coveney na capital Teerã, em 7 de março de 2021.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, durante uma reunião com o ministro irlandês de Relações Exteriores, Simon Coveney na capital Teerã, em 7 de março de 2021.| Foto: Iranian Presidency / AFP

O presidente iraniano Rasán Ruhani declarou neste domingo (7), que está disposto a reiniciar passos em direção ao cumprimento do acordo nuclear: "O Irã está pronto para tomar medidas compensatórias imediatas com base no acordo nuclear e cumprir seus compromissos no momento em que os Estados Unidos suspenderem as sanções ilegais e abandonarem a política de ameaças e pressões", declarou em reunião com o ministro das Relações Exteriores.

O presidente iraniano criticou os países signatários do acordo de 2015, acusando-os de ignorar compromissos, afirmando que o Irã foi o único país que cumpriu o pacto. Sob a presidência de Donald Trump em 2018, os Estados Unidos retiraram-se unilateralmente do acordo, no qual o Irã prometia limitar atividades nucleares em troca de alívio das sanções internacionais. Quando Washington, sob o governo republicano, impôs sanções e mais tarde acrescentou outras, o Irã gradualmente abandonou os limites impostos pelo acordo.