Didier Raoult
Professor francês de medicina e diretor do instituto médico de doenças infecciosas da IHU, Didier Raoult| Foto: Christophe SIMON/AFP

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França apresentou uma queixa contra o francês Didier Raoult, defensor do uso da hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com Covid-19, e outros cinco médicos por comentários controversos sobre a pandemia. O Conselho confirmou nesta segunda-feira (21) que apresentou a queixa em 10 de dezembro.

O posicionamento de Raoult sobre a hidroxicloroquina já havia sido alvo de uma reclamação do conselho regional de Bouches-du-Rhône por "violações de éticas médicas", após ter dito, entre outras coisas, que a pandemia havia acabado e por sua defesa da hidroxicloroquina. De acordo com o jornal Le Figaro, outro nome que está sendo investigado pelo Conselho Nacional de Medicina é o do professor Christian Perronne, conhecido na imprensa francesa por suas opiniões polêmicas. Em outubro, Perronne, que também é a favor da hidroxicloroquina, disse que "um clínico geral que declara positivo o teste de Covid para um de seus pacientes (…) recebe dinheiro".

As queixas serão tratadas em audiências de uma câmara disciplinar, que devem ocorrer no ano que vem. Os médicos acusados podem ser apenas notificados ou ter o registro profissional cancelado.