nancy pelosi
Presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, abriu inquérito de impeachment contra Trump| Foto: Brendan Smialowski/AFP

Pelo menos 218 deputados americanos declararam apoio ao processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso ocorreu depois que a Casa Branca divulgou, nesta quarta-feira (25), a transcrição de um telefonema no qual Trump pede ao presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskyy, que investigue o candidato democrata Joe Biden, um dos nomes mais cotados para disputar as eleições presidenciais dos Estados Unidos contra Trump no ano que vem. Os democratas acusam o presidente de "traição" à Constituição e à segurança nacional.

Esse número - 217 democratas e um deputado independente - é suficiente para a aprovação do impeachment na Câmara de Deputados, que necessita maioria simples para seguir adiante. Outros 20 deputados democratas estão relutantes em apoiar o processo.

No Senado, porém, os republicanos são maioria e, no momento, não há indicações de que eles estejam dispostos a virar as costas para Trump, que possui um grande apoio entre os eleitores do partido.