Apoiadora do presidente americano Donald Trump protesta contra o impeachment em frente ao Capitólio, Washington, 18 de dezembro de 2019
Apoiadora do presidente americano Donald Trump protesta contra o impeachment em frente ao Capitólio, Washington, 18 de dezembro de 2019| Foto: Win McNamee/ Getty Images/ AFP

Um grupo de democratas da Câmara dos Deputados dos EUA está pressionando a presidente da Câmara Nancy Pelosi e outros líderes a reter os artigos de impeachment contra o presidente Donald Trump que devem ser aprovados nesta quarta-feira, potencialmente adiando em meses o julgamento da questão pelo Senado.

A ideia de impugnar Trump, mas manter os artigos na Câmara, ganhou força entre algumas alas da esquerda como uma maneira de potencialmente forçar o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, a conduzir um julgamento em termos mais favoráveis para os democratas. E se nenhum acordo for alcançado, alguns argumentaram, o julgamento poderá ser adiado indefinidamente, negando a Trump a sua esperada absolvição.

A aposta ganhou força na bancada democrata nesta semana. O deputado Earl Blumenauer disse nesta quarta-feira, enquanto seus colegas debatiam os artigos de impeachment no plenário da Câmara, que ele conversou com mais de 30 legisladores democratas que manifestaram algum nível de entusiasmo pela ideia de adiar o julgamento no Senado até que os republicanos dessa câmara concordem em convocar testemunhas adicionais.