O presidente do Chile, Sebastián Piñera em discurso à nação em Santiago, 17 de novembro de 2019
O presidente do Chile, Sebastián Piñera em discurso à nação em Santiago, 17 de novembro de 2019| Foto: CLAUDIO REYES / AFP

Um grupo de deputados de oposição apresentou nesta terça-feira (19) ao Congresso do Chile uma acusação constitucional contra o presidente Sebastián Piñera. Os 11 deputados que assinam o documento acusam o presidente chileno por violações a direitos humanos durante a repressão às manifestações que acontecem desde 18 de outubro no país. Milhares de pessoas ficaram feridas e 26 morreram nos protestos até agora. Além disso, ao menos 230 pessoas perderam a visão em um dos olhos.

A ação precisa ter o apoio de mais de 50% da Câmara dos Deputados e de dois terços do Senado para que o presidente seja destituído. Na história do Chile, apenas três presidentes foram acusados constitucionalmente: Manuel Montt em 1868, em medida que foi rechaçada; Carlos Ibáñez del Campo em 1931, em medida que foi aprovada; e Arturo Alessandri em 1939, cuja acusação não chegou a ser admitida, segundo a CNN Chile.