Deputado pró-Maduro Pedro Carreno (centro) chega para sessão na Assembleia Nacional, Caracas, 24 de setembro de 2019
Deputado pró-Maduro Pedro Carreno (centro) chega para sessão na Assembleia Nacional, Caracas, 24 de setembro de 2019| Foto: Matias Delacroix / AFP

Deputados da bancada chavista da Venezuela retornaram nesta terça-feira (24) à Assembleia Nacional (AN), a Câmara que é tida como "em desacato" e não é reconhecida pela ditadura de Nicolás Maduro. De maioria opositora, a AN é comandada por Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino do país por mais de 50 países.

Os 38 deputados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, de Maduro), retornaram após mais de dois anos de ausência. O regime anunciou a reincorporação da bancada após a instalação de uma mesa de diálogo entre o regime e partidos minoritários de oposição, em 16 de setembro.

Juan Guaidó assegurou que o retorno dos deputados chavistas é um reconhecimento implícito ao parlamento. "Há um reconhecimento implícito ao único órgão legítimo da Venezuela, reconhecido pelo mundo, que é o Parlamento", disse Guaidó ao chegar ao Palácio Federal Legislativo, segundo a imprensa local. "Se hoje se afirmou de maneira implícita que há um reconhecimento, então estão reconhecendo que a solução passa pelo Parlamento", acrescentou.