explosão Líbano
Feridos esperam para receber ajuda do lado de fora de um hospital após uma explosão na capital libanesa Beirute, em 4 de agosto de 2020| Foto: IBRAHIM AMRO/AFP

O governador de Beirute, Marwan Abboud, estima que até 300 mil pessoas perderam suas casas devido à grande explosão que ocorreu nesta terça-feira (4) na zona portuária da cidade, que matou mais de 100 pessoas e feriu 4 mil. O impacto foi tão grande que pôde ser sentido em diversas áreas da capital e até no Chipre, ilha mediterrânea situada a cerca de 200 quilômetros de Beirute. O cenário foi de destruição e os moradores da cidade ficaram em pânico.

As autoridades estão investigando o que causou a explosão, mas acreditam que ela esteja ligada ao armazenamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônio confiscado em um depósito no porto da capital do Líbano. Abboud disse ontem que um relatório de segurança de 2014 já alertava para a possibilidade de uma explosão na capital do Líbano, pois materiais altamente explosivos não haviam sido armazenados de maneira a garantir a segurança pública.