Cubanos esperam para ser vacinadas contra Covid-19, em Havana, Cuba, 2 de agosto de 2021
Cubanos esperam para ser vacinadas contra Covid-19, em Havana, Cuba, 2 de agosto de 2021| Foto: Ernesto Mastrascusa/Agência EFE

Cerca de 200 médicos cubanos que estavam trabalhando na Venezuela, sob o esquema de exportação de serviços médicos do Partido Comunista de Cuba, voltarão para a ilha, devido ao colapso sanitário causado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o ministro da Saúde de Cuba, José Ángel Portal Miranda, os profissionais vão trabalhar em Ciego de Ávila, onde foram registrados mais de mil casos na terça-feira. O site do Partido Comunista de Cuba afirma que a região acumula uma taxa de óbitos "estridente" que destoa do contexto nacional.

De acordo com o levantamento da plataforma Our World in Data, Cuba registra o segundo maior número de infecções diárias por coronavírus do mundo, considerando-se a proporção pela população, atrás apenas da pequena ilha de Fiji. Segundo dados do regime, 9.363 casos foram confirmados nesta terça-feira (3), elevando o total de casos ativos a 46.113, dos quais 368 estão em estado grave ou crítico. Noventa e oito paciente morreram nesse dia. Com esses dados, Cuba também figura entre os dez países com maior taxa de óbitos por dia.