Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente do Uruguai, Mario Abdo Benitez, durante posse de novo diretor da Itaipu Binacional
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente do Uruguai, Mario Abdo Benitez, durante posse de novo diretor da Itaipu Binacional| Foto: NORBERTO DUARTE / AFP

O Movimento Honor Colorado, grupo do Partido Colorado ligado ao ex-presidente Horácio Cartes, anunciou nesta quinta-feira (1º) a decisão de retirar seu apoio ao processo de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez, depois que os governos de Paraguai e Brasil oficializaram o cancelamento de um acordo firmado em maio, sem o conhecimento público, entre ambas as partes, o qual foi considerado "traição à Pátria" no país vizinho por aumentar os gastos do Paraguai com compra de energia da usina binacional de Itaipu. Segundo a imprensa local, sem o apoio do Honor Colorado, o processo de "julgamento político" não conseguirá votos suficientes para seguir adiante no congresso paraguaio - é necessário uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

"Com a assinatura do CANCELAMENTO do ato secreto de Itaipu e a remoção daqueles que faziam parte dele, o Mov. Honor Colorado considera os danos causados ao país reparados, retirando assim o seu apoio ao Julgamento Político contra o Pdte. Mario Abdo Benítez", tuitou o deputado Pedro Alliana.

Numa demonstração de apoio político a Marito, como Abdo é conhecido, o governo brasileiro aceitou a decisão "unilateral e soberana" do país vizinho para anular a ata bilateral assinada em 24 de maio com o Brasil a respeito da contratação da potência da Usina de Itaipu Binacional.