Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro| Foto: Distribuição/Palácio Miraflores/AFP

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que não desaprova as transações em dólar que têm ocorrido no país. Para ele, trata-se de uma válvula de escape que pode ajudar a Venezuela a atravessar a crise econômica diante das sanções dos Estados Unidos.

"Esse processo que eles chamam de dolarização pode ser usado para a recuperação e o destacamento das forças produtivas do país e o funcionamento da economia. É uma válvula de escape, graças a Deus que existe", disse o chavista em entrevista transmitida neste domingo pela televisão privada Televen.

A declaração de Maduro é um reconhecimento do que já vem ocorrendo na economia do país que registra uma hiperinflação galopante. De acordo com estudo realizado pela empresa Ecoanalitica, em 2012 apenas 5% das transações realizadas na Venezuela foram feitas em moeda estrangeira e basicamente se limitaram ao pagamento de carros e imóveis. Porém, em 2019 essa realidade mudou significativamente: em outubro, 54% das transações no país foram feitas em dólares, euros ou pesos. A moeda oficial venezuelana, o bolívar soberano, se depreciou mais de 90% neste ano e a hiperinflação dos primeiros nove meses do ano chegou a 4.680%, segundo o Banco Central.