O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o presidente interino da Venezeula, Juan Guaidó, na Casa Branca, 5 de fevereiro de 2020
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o presidente interino da Venezeula, Juan Guaidó, na Casa Branca, 5 de fevereiro de 2020| Foto: Mark Wilson/ Getty Images/ AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, na Casa Branca nesta quarta-feira (5). Na noite de ontem, Guaidó participou como convidado do discurso de Trump sobre o Estado da União no Congresso americano, quando foi aplaudido de pé por republicanos e democratas.

Em comunicado divulgado antes do encontro, o primeiro entre os dois líderes, a Casa Branca afirmou que a reunião era uma oportunidade para "reafirmar o comprometimento dos EUA com o povo da Venezuela" e discutir "como podemos trabalhar com o presidente Guaidó para acelerar a transição democrática na Venezuela que encerrará a atual crise".

A reunião, feita a portas fechadas e sem a presença da imprensa, ocorreu pouco antes da votação final do Senado dos EUA sobre o processo de impeachment de Trump. Uma autoridade do governo americano, que pediu anonimato, disse em coletiva de imprensa por telefone que Trump deu instruções a seu governo para "acelerar e intensificar as medidas relativas à Venezuela e criar mais estresse para Maduro", segundo agências internacionais.