Criança observa homem preencher cédula durante a eleição parlamentar de Israel em Tel Aviv, 17 de setembro de 2019
Criança observa homem preencher cédula durante a eleição parlamentar de Israel em Tel Aviv, 17 de setembro de 2019| Foto: GIL COHEN-MAGEN / AFP

A batalha do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para permanecer no cargo deve durar mais alguns dias ou semanas. As pesquisas de boca de urna para as eleições desta terça-feira (17) apontam para uma disputa acirrada entre Netanyahu e seu adversário centrista Benny Gantz. Ainda é cedo para dizer se o partido Azul e Branco de Benny Gantz ou o conservador Likud de Netanyahu teriam o número suficiente de assentos no Parlamento para formar uma coalizão de governo, segundo as sondagens.

Em duas pesquisas de boca de urna, Gantz tem ligeira vantagem. Em outra, os dois aparecem empatados. Nenhuma das três sondagens mostra algum dos dois obtendo maioria de governo. Essa é a segunda vez que os eleitores israelenses vão às urnas em cinco meses. A votação foi encerrada às 22 horas (16 horas em Brasília). O presidente de Israel, Reuven Rivlin, quer um encontro com os líderes dos partidos "assim que possível", assim que os resultados da eleição estiverem claros, segundo o jornal Times of Israel.

Não é esperado que algum partido vença a maioria dos assentos dos Parlamento, mas sim que um deles consiga se unir a partidos menores para chegar aos 61 dos 120 assentos necessários para ser considerado vencedor. Até o momento, o que as pesquisas indicam é que nem Netanyahu nem Gantz têm aliados suficientes para formar uma coalizão.