França eleições
Reagrupamento Nacional, comandado por Marine Le Pen, foi derrotado nas eleições em Provence-Alpes-Côte d’Azur, região da França cuja capital é Marselha.| Foto: Ian Langsdon/EFE/Gazeta do Povo

O partido de direita nacionalista Reagrupamento Nacional, comandado por Marine Le Pen, foi derrotado nas urnas neste domingo (27), falhando no objetivo de conquistar um governo regional na França pela primeira vez. O partido, que já havia ficado para trás em outras 12 regiões do país, perdeu no segundo turno das eleições em Provence-Alpes-Côte d'Azur, cuja capital é Marselha. Em contagem parcial, o conservador Renaud Muselier obteve 60,32% dos votos, contra 39,68 da candidatura do Reagrupamento Nacional, liderada por Thierry Mariani. A votação registrou um alto nível de abstenção, superior a 60%, repetindo uma tendência vista na primeira ida às urnas.

"Vocês responderam à ameaça da extrema direita", proclamou Muselier ao anunciar sua vitória, em um pronunciamento público no qual também agradeceu à candidatura conjunta da esquerda e dos verdes, que desistiu do pleito para apoiar a centro-direita. "Venceu a lógica da unidade", enalteceu.