Marine Le Pen (foto) vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais francesas com Emmanuel Macron.
Marine Le Pen (foto) vai disputar o segundo turno das eleições presidenciais francesas com Emmanuel Macron.| Foto: EFE/EPA/Iam Langsdon

As primeiras pesquisas de boca de urna sobre as eleições francesas começam a ser divulgadas e confirmam um segundo turno entre o atual presidente, Emmanuel Macron, e Marine Le Pen. Eles voltarão a se enfrentar no dia 24 de abril para definir quem será o presidente da França pelos próximos cinco anos.

Segundo a pesquisa divulga pouco depois do fechamento das urnas na França, o presidente centrista aparece com 28,1% dos votos, e a candidata da direita com 23,3%. Caso confirmado, o resultado será mais positivo a Macron do que previam as pesquisas antes das eleições, que mostravam um empate técnico entre os dois candidatos. Em terceiro lugar, vem o ultraesquerdista Jean-Luc Mélenchon, com 20,1%.

A diferença entre Macron e Le Pen chegou a ser de 16% no começo de março, mas foi caindo conforme o discurso de Le Pen ganhou a simpatia dos franceses. Para isso, ela apostou num tom mais moderado, centralizado em temas relacionados ao curso de vida e o aumento da inflação, que chegou a 5,1% no último mês. Mas ela continua defendendo propostas consideradas extremistas, como projetos anti-imigração, erradicação de ideologias islamitas e políticas de garantia de prioridade aos franceses em programas sociais.

No caso de Macron, ele começou em alta especialmente devido ao seu papel na guerra na Ucrânia. Por causa da ênfase nas questões internacionais, ele acabou deixando de investir em temas locais e não participou de debates com os outros candidatos. A queda nas pesquisas também pode ser explicada, segundo analistas, pela defesa de Macron a propostas impopulares, como a o aumento da idade mínima para a aposentadoria.