Eleitores de Mississipi aprovam nova bandeira sem símbolo confederado
Nova bandeira do estado, aprovada nesta terça-feira (3)| Foto:

Eleitores de Mississippi aprovaram, nesta terça-feira (3), uma nova bandeira para o estado norte-americano. A bandeira do estado incluía o símbolo dos confederados, que é considerado racista e vem sendo alvo de protestos mais intensificados após a morte de George Floyd.

Em junho, legisladores do estado haviam aprovado a retirada do símbolo de sua bandeira. O projeto de lei foi sancionado no mesmo mês pelo governador Tate Reeves.

Mississippi era o único estado do país que trazia em sua bandeira o símbolo da batalha dos Confederados, um quadrado vermelho marcado com um X azul com 13 estrelas brancas, que representavam os estados sulistas que eram contra a abolição da escravidão na Guerra Civil dos EUA. Em um referendo realizado em 2001, o estado votou para manter a bandeira.

A nova bandeira apresenta uma flor de magnólia cercada por 20 estrelas, relacionadas ao status do Mississippi como vigésimo estado norte-americano, e uma estrela dourada relacionada às tribos indígenas nativas do estado.

A votação faz parte dos plebiscitos estaduais realizados pelo país em conjunto com a votação para a presidência dos Estados Unidos.