Presidente do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, e presidente do Conselho de Estado, Miguel Díaz Canel
Presidente do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, e presidente do Conselho de Estado, Miguel Díaz Canel| Foto: ISMAEL FRANCISCO/AFP

As carroças se tornaram cruciais para o fornecimento de alimentos em Cuba. A diretora do Departamento de Marketing do Ministério da Agricultura (Minag), Yisel González Marrero, disse nesta terça-feira (1º) que veículos de "tração animal" levarão alimentos das bases produtivas para hotéis ou mercados próximos, em meio à crise de combustíveis que vive o país. Em 24 de setembro, os Estados Unidos sancionaram quatro empresas de logística que faziam transporte do petróleo venezuelano para a ilha, pressionando ainda mais o regime comunista.

O governo também vai incentivar a criação de "shopping centers" em lugares próximos de onde a comida é produzida. Segundo observou o site de notícias cubano independente 14 y Medio, o termo "tração animal" atualmente é onipresente na boca dos líderes cubanos e na imprensa estatal, que tentam aumentar a conscientização da necessidade de economizar combustível.