O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper; o presidente dos EUA, Donald Trump; e o diretor do Estado Maior COnjunto, Mark A. Milley, em reunião com líderes militares, 7 de outubro de 2019
O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper; o presidente dos EUA, Donald Trump; e o diretor do Estado Maior COnjunto, Mark A. Milley, em reunião com líderes militares, 7 de outubro de 2019| Foto: Brendan Smialowski / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrentou uma enxurrada de críticas de republicanos nesta segunda-feira (7), quando os parlamentares repreenderam seu plano de retirar tropas do nordeste da Síria, uma medida que o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse que iria minar a segurança nacional dos EUA e potencialmente fortalecer os terroristas do Estado Islâmico.

McConnell, em um raro racha público com Trump, disse que a maioria do Senado discordou do abrupto anúncio de retirada feito pelo presidente, aumentando a possibilidade de um veto à ação.

"Uma retirada precipitada das forças americanas da Síria só beneficiaria a Rússia, o Irã e o regime de Assad", disse McConnell em comunicado nesta segunda-feira. "E aumentaria o risco de o Estado Islâmico e outros grupos terroristas se reagruparem".

Outros republicanos condenaram a decisão do presidente nesta segunda-feira. Senadores disseram que a medida vai minar a credibilidade dos EUA, por abandonar os combatentes curdos aliados aos americanos frente à ameaça de ofensiva da Turquia contra o norte da Síria.