Em primeiro ato como presidente, Gustavo Petro presta homenagem a símbolo da guerrilha
| Foto: Reprodução / TV colombiana

Gustavo Petro tomou posse neste domingo como primeiro chefe de governo de esquerda da Colômbia, diante de uma multidão de apoiadores na Praça de Bolívar, em Bogotá.

"Prometo a Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", disse o eleito em junho deste ano, após vitória no segundo turno sobre o empresário Rodolfo Hernández.

A faixa presidencial foi colocada em Petro pela senadora María José Pizarro, filha de Carlos Pizarro, que foi companheiro do agora presidente na guerrilha Movimento 19 de Abril (M-19). Pizzarro foi assassinado em 1990, quando liderava as intenções de voto na corrida presidencial. Petro também levou ao peito um broche da "Pomba da Paz", que simboliza uma das principais ações pretendidas pelo governo, de conseguir a "paz total" na Colômbia.

Como primeiro ato, já empossado, o presidente ordenou que a Espada de Simón Bolívar, símbolo da luta guerrilheira na Colômbia, fosse levada para o local da cerimônia. Horas antes, o desejo de Petro não havia sido atendido pelo então presidente do país, Iván Duque.

A Espada de Bolívar foi roubada em 1974 do museu Quinta de Bolívar, no Centro de Bogotá, pela guerrilha a que Gustavo Petro pertencia, sendo devolvida após sua desmobilização. "Essa espada tem tanta história, e hoje se adicionará uma mais: o porquê de ter demorado tanto para ser trazida a esta praça", afirmou Petro.