Encapuzados tentaram entrar na embaixada do México na Bolívia
Encapuzados tentaram entrar na embaixada do México na Bolívia| Foto: Reprodução / Unitel

Quatro pessoas encapuzadas em veículos com placas diplomáticas tentaram entrar nesta sexta-feira (27) na embaixada do México em La Paz, Bolívia, relatou a imprensa local. Uma van e um carro tentaram passar pelo cordão de segurança da Polícia Boliviana, quando vizinhos alertaram sobre o ocorrido, fazendo com que os ocupantes dos veículos manobrassem e deixassem o local, batendo contra um carro do serviço público.

Segundo fontes de inteligência, os veículos pertencem à embaixada da Espanha. A Polícia Boliviana informou que os quatro encapuzados foram interrogados na porta da embaixada e liberados em seguida. O comandante da polícia departamental disse à imprensa que os encapuzados transportavam a encarregada de negócios da Espanha, que chegou ao local em um dos veículos. "A inteligência os interceptou, quis recolher os dados deles, eles se tornaram agressivos e escaparam do lugar", explicou o comandante Julio Cordero, segundo o jornal El Deber.

O caso acontece em meio a uma disputa diplomática entre Bolívia e México, que denunciou que a sua embaixada estava enfrentando um cerco por forças de segurança bolivianas. Nove partidários do Movimento ao Socialismo, do ex-presidente Evo Morales, estão refugiados na embaixada mexicana; quatro deles possuem ordem de prisão.