Apreensão de petroleiro iraniano
Reino Unido havia apreendido um petroleiro iraniano em 4 de julho| Foto: divulgação/Ministério da Defesa do Reino Unido/AFP

Embarcações iranianas tentaram impedir que um petroleiro britânico atravessasse o Estreito de Ormuz, importante via marítima para transporte de petróleo, afirmou o Reino Unido nesta quinta-feira (11), no que parece ser uma grande escalada nas tensões entre o Irã e as potências ocidentais. Na quarta-feira, os EUA já haviam denunciado a tentativa de sequestro por parte da Guarda Revolucionária do Irã.

O petroleiro British Heritage estava se aproximando da entrada norte do estreito quando sua escolta naval britânica, o HMS Montrose, "foi forçada a se posicionar entre as embarcações iranianas" e o navio, diz um comunicado do governo. O navio da marinha emitiu "advertências verbais aos navios iranianos, que então se afastaram. Estamos preocupados com esta ação e continuamos a pedir às autoridades iranianas que reduzam a situação na região". O Irã negou que suas forças tenham desafiado o petroleiro de bandeira britânica, operado pela BP, empresa sediada em Londres. Na semana passada, a Marinha Britânica capturou um navio suspeito de levar petróleo iraniano para Síria.