Em foto de 2018, o ex-rei da Espanha, Juan Carlos I, ao lado da rainha Sofia, comparece a celebração dos 40 anos da Constituição espanhola.
Em foto de 2018, o ex-rei da Espanha, Juan Carlos I, ao lado da rainha Sofia, comparece a celebração dos 40 anos da Constituição espanhola.| Foto: AFP

O ex-monarca da Espanha, Juan Carlos I, está deixando o país em meio a um escândalo financeiro, de acordo com uma carta publicada no site da família real. O novo país de residência de Juan Carlos não foi revelado.

“Estou informando minha decisão de mudar, durante esse período, para fora da Espanha”, diz Juan Carlos I em carta enviada ao seu filho, o rei Felipe VI. No documento, ele informa que a decisão foi motivada por “repercussões públicas de certos episódios da minha vida privada”.

Neste ano, a Suprema Corte espanhola abriu investigação e a imprensa do país publicou testemunhos de uma ação suíça sobre uma doação de 65 milhões de euros do falecido rei Abdullah da Arábia Saudita para Juan Carlos I, atitude considerada pelas autoridades como uma possível tentativa de esconder o dinheiro das autoridades.