José Alberto Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)
José Alberto Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai entre 2010 e 2015| Foto: Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica reconheceu que o governo de Nicolás Maduro na Venezuela é uma ditadura. "É uma ditadura, sim. E na situação não há nada além de ditadura", disse à rádio Universal no sábado (27). Ele, porém, criticou a interferência externa na crise política e disse que são os venezuelanos quem devem resolver seus problemas. O candidato da coalizão governista Frente Amplio para as eleições presidenciais de outubro, Daniel Martínez, que até então tinha evitado tocar no assunto, também afirmou que a Venezuela vive uma ditadura. "Para a esquerda, a questão dos direitos humanos deve ser sempre um imperativo ético. O relatório de [Michelle] Bachelet é conciso sobre a Venezuela e se trata de uma ditadura. Devemos continuar trabalhando em uma saída negociada na qual o centro seja os venezuelanos", tuitou ele. O governo uruguaio não reconhece a presidência do líder opositor venezuelano Juan Guaidó.