Um oficial de segurança afegão fica de guarda ao lado de civis armados. Eles prometem lutar lado a lado com as forças de segurança afegãs para defender suas regiões, no distrito de Enjil de Herat, Afeganistão, 27 de junho de 2021. Imagem ilustrativa.
Um oficial de segurança afegão fica de guarda ao lado de civis armados. Eles prometem lutar lado a lado com as forças de segurança afegãs para defender suas regiões, no distrito de Enjil de Herat, Afeganistão, 27 de junho de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: JALIL REZAYEE/EFE

Os Estados Unidos planejam concluir sua retirada do Afeganistão até o final de agosto, dias antes do inicialmente previsto, embora mantenham uma presença diplomática no país, afirmou nesta sexta-feira (2) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. "Agora, esperamos concluí-lo até o final de agosto", disse ela, durante sua entrevista coletiva diária.

Este calendário é mais curto do que o inicialmente previsto pelo presidente americano, Joe Biden, que fixou o prazo para 11 de setembro, quando farão 20 anos dos ataques que levaram à invasão do Afeganistão pelos EUA.

A porta-voz deu essas declarações horas depois de tomar conhecimento que as forças dos EUA haviam entregue o controle da Base Aérea de Bagram, sua principal instalação militar no Afeganistão, às autoridades afegãs.

A redução das tropas internacionais no Afeganistão coincidiu com o aumento das ofensivas do Talibã e seu avanço nos territórios. Desde o início da retirada, os insurgentes capturaram quase 80 dos 407 distritos das forças governamentais.