O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden| Foto: EFE

O presidente Joe Biden anunciou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão proibir a importação de petróleo, gás natural e carvão da Rússia, como forma de aumentar as sanções impostas ao país por conta da invasão à Ucrânia.

“Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando na principal artéria da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo, gás e energia russos”, disse o presidente durante o pronunciamento na Casa Branca.

“Isso significa que o petróleo russo não será mais aceitável nos portos dos EUA e o povo americano dará outro golpe poderoso na máquina de guerra de Putin“, acrescentou.

Segundo Biden, a decisão foi tomada após conversas com países aliados e todos estão cientes de que este movimento pode aumentar o preço dos combustíveis no mundo, inclusive nos Estados Unidos.

“Nós entendemos que a guerra de Putin está causando danos e elevando preços, mas isso não é desculpa para que as empresas explorem os consumidores americanos. Este não é o momento de obter lucro em cima da situação”, pontou, acrescentando que as empresas que “estão saindo da Rússia estão dando exemplo para outras”.