O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas no gramado da Casa Branca, Washington DC, 9 de agosto de 2019
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas no gramado da Casa Branca, Washington DC, 9 de agosto de 2019| Foto: Nicholas Kamm / AFP

O governo do presidente americano Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (12) novas medidas que limitam a entrada e o acesso ao visto de residência permanente no país, o chamado green card, para pessoas com menor renda. De acordo com os novos critérios, que devem entrar em vigor no dia 15 de outubro, migrantes serão impedidos de entrar no país se eles precisarem de assistência pública. Os imigrantes que já vivem legalmente nos Estados Unidos e que usam benefícios sociais, como auxílios para saúde, alimentação ou moradia, deverão ter o green card negado.

O processo de concessão de vistos de permanência residente nos EUA vai favorecer os candidatos com maior renda e altamente qualificados. Os recursos financeiros, nível de educação, idade e habilidades de língua inglesa terão uma importância maior para a obtenção de green card. Com as mudanças, os imigrantes terão de comprovar que "não dependem de recursos públicos para cobrir suas necessidades, mas conseguem se manter de acordo com suas próprias capacidades ou com recursos de familiares, apoiadores ou organizações privadas", diz o novo regulamento.