Chefes de Estado e de Governo da Unasul inauguram a estátua de Néstor Kirchner em 2014
Chefes de Estado e de Governo da Unasul inauguram a estátua de Néstor Kirchner em 2014| Foto: Eduardo Santillán Trujillo/ Presidência do Equador

A estátua do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que ficava em frente à sede da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito, foi removida do local nesta quinta-feira (26), depois de uma decisão tomada pela Assembleia Nacional do Equador, em agosto.

"Nosso país tem uma história muito rica em homens e mulheres valentes, que nos orgulham dia a dia. Por isso, não podemos permitir que se preste uma homenagem a um personagem tão questionado como Néstor Kirchner", disse um dos legisladores equatorianos que apoiou a retirada da estátua.

O monumento de corpo inteiro do primeiro secretário geral da Unasul foi desenhado pelo escultor Miguel Gerónimo Villalba, a pedido da esposa de Néstor e também ex-presidente argentina Cristina Kirchner. A obra, que foi inaugurada em 2014, custou US$ 114.000 dólares, pagos pelo governo argentino. O presidente do Equador, Lenin Moreno, anunciou que o prédio, hoje em desocupado, abrigará uma universidade indígena. A Unasul estava em crise desde 2017, que se agravou no início deste ano quando vários países-membros, inclusive Equador, Brasil e Argentina, saíram do organismo para fundar o Prosul. Ainda fazem parte da Unasul Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname e Uruguai.