estátua pequena sereia racismo
Policiais dinamarqueses tiram fotos da base da estátua da Pequena Sereia (Den lille Havfrue) depois que ela foi vandalizada, em 3 de julho de 2020| Foto: Mads Claus Rasmussen / Ritzau Scanpix / AFP

Uma estátua de bronze da Pequena Sereia, esculpida pelo artista Edvard Eriksen há 107 anos e é dos atrativos turísticos de Copenhagen, na Dinamarca, foi pichada com a frase "peixe racista", informou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (3). A polícia local não identificou os vândalos, mas uma uma investigação foi iniciada.

Estátuas de figuras consideradas racistas têm sido alvo do movimento Black Lives Matter, mas o que o conto de fadas de Hans Christian Andersen tem a ver com racismo ainda está para ser explicado. Ane Grum-Schwensen, pesquisadora do Hans Christian Andersen Center da Universidade do Sul da Dinamarca, disse à agência de notícias dinamarquesa Ritzau que está "tendo dificuldades para ver o que é particularmente racista no conto de fadas A Pequena Sereia". A estátua já foi vandalizada em ocasiões anteriores. Em uma delas, foi pichada com a frase "Hong Kong Livre" e em outras duas ocasiões teve a cabeça cortada.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, nesta semana ativistas acusaram autoridades dinamarquesas de serem incapazes de reconhecer o racismo, porque não consideraram o assassinato de um homem biracial por dois homens brancos como um crime motivado pelo racismo.