O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse nesta terça-feira (14), que os Estados Unidos estão tentando garantir acesso aos insumos médicos necessários para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, e que o governo americano só deve ajudar o Brasil com o envio de materiais quando a situação melhorar no país.

"O povo brasileiro pode contar com os EUA quando 'virarmos a esquina' ['turn the corner', expressão em inglês para se referir à melhora do quadro depois de uma situação difícil] e aumentarmos a produção americana para todos os itens restritos, que vão de respiradores, testes, tudo o que é necessário. Quando chegarmos lá, o Brasil deveria saber que faremos tudo o que pudermos para ter certeza de que eles têm o que precisam.", disse Pompeo em entrevista coletiva por telefone, informou a Folha.

Pompeo falou também sobre a situação da Venezuela, destacando que os EUA contribuíram com um carregamento enviado pela ONU na semana passada, e disse que foram tomadas precauções para evitar que os materiais doados caíssem nas mãos de Nicolás Maduro, que, segundo o secretário, os roubaria.

O chefe da diplomacia americana afirmou que não é necessário suspender as sanções impostas pelos EUA à Venezuela e disse que "a melhor ajuda seria retomar as condições para que se recupere a democracia" no país sul-americano, informou o Infobae.