Capitólio de Havana, Cuba, 30 de agosto de 2019
Capitólio de Havana, Cuba, 30 de agosto de 2019| Foto: YAMIL LAGE / AFP

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (6) novas medidas que limitam a US$ 1 mil por trimestre a quantidade que cubanos residentes em seu território podem enviar a seus familiares em Cuba.

"Estamos tomando medidas adicionais para isolar financeiramente o regime de Cuba. Os Estados Unidos responsabilizam o regime de Cuba pela opressão do povo cubano e pelo apoio a outras ditaduras na região, como o regime ilegítimo de Maduro", disse em comunicado o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. Com as novas medidas, o Tesouro pretende "negar a Cuba o acesso a moeda forte, e estamos coibindo o mau comportamento do governo cubano enquanto ele continua a apoiar o longo sofrimento do povo de Cuba", continuou.

Também estão proibidas as remessas a "familiares próximos a funcionários cubanos proibidos e membros do Partido Comunista de Cuba". Até hoje, não havia limites para a quantidade ou a frequência das remessas para Cuba, desde que elas foram autorizadas em 2014, no governo de Barack Obama.