Tripulantes de navio da Guarda Costeira dos EUA apreendem mais de uma tonelada de cocaína a bordo de um barco perto da costa da América Central
Tripulantes de navio da Guarda Costeira dos EUA apreendem mais de uma tonelada de cocaína a bordo de um barco perto da costa da América Central| Foto: U.S. Coast Guard

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (27) que apreendeu mais de 1.400 quilos de cocaína, com valor estimado de US$ 53,5 milhões. A operação foi conduzida em meados de maio pelo navio James em águas internacionais do Oceano Pacífico, próximo à costa da América Central.

Uma aeronave de patrulha marítima detectou uma embarcação suspeita de contrabando e direcionou a equipe do navio James para a posição do barco. A tripulação do navio americano encontrou quatro pessoas a bordo do barco suspeito.

A equipe inicialmente descobriu uma pequena quantidade de cocaína na embarcação e depois encontrou uma área lacrada da embarcação que continha a maior parte da 1,4 tonelada de droga apreendida, segundo comunicado divulgado pela Guarda Costeira dos EUA.

O Comando Sul dos Estados Unidos deu início em 1 de abril a operações contra o tráfico de narcóticos no Hemisfério Ocidental e intensificou a vigilância nas águas do leste do Oceano Pacífico, com o objetivo de impedir o envio de drogas aos Estados Unidos.