A fronteira entre EUA e México no estado americano de New Mexico. EUA estariam avaliando enviar migrantes brasileiros de volta ao México, diz agência
A fronteira entre EUA e México no estado americano de New Mexico. EUA estariam avaliando enviar migrantes brasileiros de volta ao México, diz agência| Foto: Paul Ratje / AFP

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) avaliou mandar brasileiros que cruzam a fronteira dos Estados Unidos a partir do México de volta para o país para aguardar julgamento nos EUA, disseram duas autoridades, uma do México e uma dos EUA, à agência de notícias Reuters.

A análise foi feita em resposta ao aumento de brasileiros que buscam asilo nos EUA e chegam pela fronteira com o México. O governo do presidente Donald Trump também considerou a possibilidade de mandar os requerentes de asilo brasileiros a outros países, segundo o oficial americano.

A Patrulha da Fronteira dos EUA deteve cerca de 17.900 brasileiros na fronteira sul dos EUA desde 1º de outubro de 2018. O número é mais de dez vezes maior do que os 1.500 casos registrados no ano anterior.