Bandeira chinesa em frente campo de “reeducação” de uigures em Yangisar, em Xinjiang, China, 4 de junho de 2019
Bandeira chinesa em frente campo de “reeducação” de uigures em Yangisar, em Xinjiang, China, 4 de junho de 2019| Foto: GREG BAKER / AFP

O Departamento de Estado dos EUA declararam, nesta terça-feira (19), que o governo da China está cometendo genocídio e crimes contra a humanidade por meio de repressão contra os uigures e outras minorias muçulmanas na região de Xinjiang no noroeste do país.

"Acredito que o genocídio é contínuo e que estamos testemunhando a tentativa sistemática do Estado-partido chinês de destruir os uigures", afirmou o secretário de Estado Mike Pompeo em comunicado, acrescentando que autoridades chinesas "se envolveram na assimilação forçada e eventual apagamento de um grupo minoritário étnico e religioso vulnerável".

O comunicado determina como "atrocidades" o tratamento dado pela China aos uigures. Esse tipo de declaração do Departamento de Estado é rara e pode resultar em novas sanções impostas pelo governo americano ao país asiático. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que será empossado nesta quarta-feira, descreveu no ano passado as políticas de Pequim como "genocídio" contra a minoria étnica.